segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Uma Capital Verde

A capital da Eslovênia, com pouco mais do que 270 mil habitantes, foi reconhecida com este título graças aos esforços da prefeitura local que, nos últimos quinze anos, incrementou o transporte público e as ciclovias. Por outra parte aperfeiçoou o tratamento dos esgotos domésticos e corporativos e reforçou os cuidados com suas áreas verdes. Este ponto desperta meu interesse porque quando estive em Liubliana, conhecendo a região onde minha mãe nasceu, fiquei impressionado com seus parques.

O parque Tívoli, por exemplo, tem uma área de cinco milhões de metros quadrados e foi projetado pelo francês Jean Blanchard em 1813 e conta com várias edificações, como um castelo do século XVII, um lago de águas rasas, uma estufa com plantas tropicais e um jardim com uma coleção de 160 espécies de rosas. Há também o Jardim das Esculturas, algo que apaixona os eslovenos pela tradição nas artes plásticas.


Suas praças aparecem por todos os lados: à praça da República, à praça do Congresso e muitas outras complementam uma cidade de ruas e avenidas arborizadas onde pode-se tomar um café na calçada desfrutando da sombra de algum carvalho, de uma tília ou de uma cerejeira repleta de flores na primavera.

Ah, sim! Não posso deixar de citar o Jardim Botânico de Liubliana, com mais de duzentos anos de idade e uma coleção com 4.500 espécies, muitas endêmicas da Eslovênia. A instituição é membro da rede internacional Botanic Gardens Conservation International e coopera com mais de 270 jardins botânicos em todo o mundo.
Raul Canovas

Nenhum comentário:

Postar um comentário