quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sobre presentes e relógios

É tranquilo falar de regalos e relógios. Relógio, diria um economista, tem propósitos práticos: serve para marcar o tempo. Já os presentes são instrumentos de afeto e gratidão.

Encerramos a questão?

Dificilmente...

Se “tempo é dinheiro”, há momentos em que relógios são evitados. Oscilamos entre situações controladas pelo tempo e situações nas quais o tempo é controlado. Nas festas os relógios devem ser esquecidos.

O altruísmo — essa marca que desmonta o egoísmo individualista — confunde os fins e os meios. Ele faz o todo ficar mais importante que a parte e revela relatividade do tempo. Uma hora com a amada passa em segundos, e trinta segundos sentado num fogareiro dura uma eternidade! Há tempos sem preço, e tempos que rendem juros e multas.

Resultado de imagem para relógio para jaques wagner
Há também ocasiões em que presentes são dados sem simpatia. Chefes de Estado trocam presentes protocolares, namorados trocam flores, chefetes de gangues políticas dão, recebem e retribuem joias, relógios, quadros e festins. Tal como os velhos Potlacht das tribos do noroeste americano, as expedições Kula dos melanésios, e o nosso carnaval, os fins não estão em relação e ultrapassam os meios.

Em 1925, um fundador da moderna antropologia, Marcel Mauss, meditou sobre esse assuntos no seu crucial “Ensaio sobre a dádiva”. O presente, o dom, o regalo, a lembrança, o agrado, ele diz, seriam elementos constitutivos da vida coletiva. Tal como a linguagem que se faz trocando palavras, não há vida social sem trocas. Para Mauss, a troca pressupõe três momentos: dar, receber e reciprocar — ou seja — dar de volta. Todos esses movimentos são obrigatórios e formam uma vasta rede que nos acompanha do nascimento até a morte.

É uma ofensa tanto não aceitar quanto dar em demasia. E — como sabem os santos, os deuses e os caudilhos — é uma safadeza não devolver aos doadores as suas dádivas.
____________

Não é justamente essa ausência de reciprocidade que estamos testemunhando nessa nossa vergonhosa vidinha pública?

Não estamos todos ultrajados por termos dado tanto e recebido tão pouco em troca? Receber irresponsabilidade pelo nosso trabalho não seria uma ofensa que vai além das leis? Não é uma abominação descobrir que nossos impostos foram embolsado e repassados como doações ou presentes não para nós, o povo, mas para uma súcia da empresários?

A perversão da ética do dar-receber-e-retribuir faz deste cronista não apenas mais um idiota enganado mas o torna, acima de tudo, um cidadão acabrunhado de viver numa sociedade cuja elite tem como objetivo assassinar o cerne da sociabilidade humana. Esse princípio primordial de justiça que em todo lugar exige dos poderosos e dos ricos um mínimo de reciprocidade para com os doadores.

Impostos e votos são presentes.

A crise que vivemos não é um simples fato político, é um execrável incesto. Equivale a lograr a inocência de uma criança. É tão imoral como roubar as esmolas de um cego.
_____________

Antes de Karl Polanyi, Mauss vislumbrou o desafio que uma ética individualista iria erigir às instituições que estudou — trocas institucionalizadas (como as do nosso Natal) e encorpadas em valores que existiam nas chamadas “sociedades primitivas”, mas cujos ecos permanecem em instituições como o juro, a caução, confiança, a previdência social e o cuidado pelo coletivo.

A ausência de reciprocidade leva a desequilíbrios e a uma impensável ameaça: a do esgotamento do planeta pelo seu uso como uma entidade sem alma. Mauss assevera: “A liberalidade é obrigatória, porque Nêmeses (deusa da equidade) vinga os pobres e os deuses pelo excesso de felicidade e riqueza de alguns homens que devem desfazer-se delas: é a velha moral da dádiva transformada em princípio de justiça; e os deuses e os espíritos consentem que as porções que lhes dão e que são destruídas em sacrifícios inúteis sirvam aos pobres e às crianças”.
___________

E o relógio?

Eis o que ouvi:

Um xamã da tribo dos Other Brecht, conhecidos encenadores de histórias do povo ao contrário, presenteou um Chefe-cantador com um relógio de luxo. Envergonhado, ele jamais usou a joia. Pelas leis das trocas, porém, ele não poderia devolvê-la ou revelar o motivo da doação. O regalo foi escondido até ser descoberto pela bruxaria do clã Republicano. Foi quando ele percebeu que os presentes têm um espírito que liga doadores e recebedores. Seu caro relógio-regalo denunciou-o. Afinal, todo presente excessivo vira veneno.

Roberto DaMatta

Nenhum comentário:

Postar um comentário