terça-feira, 18 de outubro de 2016

Gatos pingados para santo de barro

A petralhada passou a madrugada em polvorosa. A possível prisão de Lula nesta segunda-feira se irradiou nas redes e deixou muita gente acordada. Houve mesmo uma "convocação" de vigília como se tratasse de gente em sofrimento, ou uma romaria à igreja para homenagear o santo. Não passou de outro daqueles factoides para sacudir as massas no melhor estilo chanchada. 

hv
A "grande corrente de vigília pacífica e solidária em defesa do Lula" deveria reunir uma multidão na frente do prédio do guru, a Lapinha petista. Seria uma festança: "Leve um balão (bixiga) branco e mensagens de agradecimento. Leve sua bandeira, faixa e seu coração, assim construiremos uma resistência silenciosa e profunda na mente de todos os brasileiros, que neste momento encontram-se tristes e deprimidos. Cada balão (bixiga) significará a lágrima não chorada, o pranto que não nasceu e o luto pelo fim de um projeto de um país melhor para todos”.

Os petistas, raríssimos, que atenderam ao apelo dramático não enchiam um ônibus. Não se fazem mais fiéis como antigamente nem sequer há tanto malandro nas ruas, com bolsa mortadela, para prestigiar atos de reverência às santidades.

Faltou gente, quer dizer muita gente, para chamar a atenção da mídia que lá só encontrou gatos pingados. O PT, aos poucos, vai descobrindo que ninguém trabalha de graça mesmo que seja pela grande causa de prestigiar e defender um santo homem. Falta dinheiro, falta gente.

A "vigília" diz muito sobre os 13 anos de azar. Foi um tempo de chanchada política de quinta categoria para saquear os cofres em nome da assistência à pobreza. Nem os figurantes querem novamente entrar em cena para compor a multidão bíblica de Lula. Estão de saco cheio de terem servido de palhaços. Defendiam um ideal de mundo melhor enquanto eram pungados pelos sicários da seita petista.

Os últimos pastores ainda tentam arrebanhar o rebanho, minguado e tosquiado, mas quase não há o que fazer. O santo era de barro e se quebrou...
Luiz Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário