segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Esquerda e a Direita





Os políticos que se dizem de esquerda, por ser o bom sítio de se ser político, estão sempre a afirmar que são de esquerda, não vá a gente esquecer-se ou julgar que mudaram de poiso. Mas dito isso, não é preciso ter de explicar de que sítio são os atos que a necessidade política os vai obrigando a praticar. Como os de direita, aliás, que é um lugar mais espinhoso. O que importa é dizerem onde instalaram a sua reputação, na ideia de que o nome é que dá a realidade às coisas. E se antes disso nos explicassem o que é isso de ser de esquerda ou de direita? Nós trabalhamos com papéis que não sabemos se têm cobertura, como no faz-de-conta infantil. Mas o que é curioso é que o comércio político funciona à mesma com os cheques sem cobertura. E ninguém tira a limpo esse abuso de confiança, para as cadeias existirem. Mas o homem é um ser fictício em todo o seu ser. E é precisa a morte para ele enfim ser verdadeiro. 
Vergílio Ferreira (1916/1996) 

Quando outubro chegar...


"Desinformados, raramente conseguimos destacar o raro do medíocre"                                                                                                                 Martha Medeiros
Foi-se o tempo da dentadura, do saco de cimento, do caixão doados por políticos para a compra de votos. Não que deixaram de existir, estão aí para qualquer tribunal disposto a punir se tiver vontade. Pode isso soar antiquado, mas é que os políticos se requintaram e hoje maqueiam como realizações aquilo que nunca vai sair do papel só para comprar votos com promessas. Como os tribunais não podem punir promessas vãs, ficam os criminosos soltos apontando para o cidadão a bazuca das promessas. Diante de pesado armamento, subsidiado pelo erário, fica difícil não conseguir o almejado voto. Garantido esse, gritam os políticos para o povão: “Perdeu!”

Em plena temporada eleitoreira, os discursos e promessas são as mais bizarras se não as mais escrachadas, mas imbecis e mais infames. Tudo despejado sobre a cabeça dos cidadãos como balde de estrume mesmo que nem todos tenham em vez de cabeças privadas como acontece com os correligionários desses cretinos.

Exemplo do maior escracho é Maricá. Com o tempo passando para tentar pela segunda vez eleger a primeira dona do município, o prefeito fogueteia por todo o canto as mais mirabolantes realizações, e até estipula tempo recorde que nem um super heroi conseguiria cumprir. Segundo ele, cerca de 40 km de ruas serão asfaltadas e as obras começam já daqui a 15 dias. Também incluiu no discurso a construção de seis novas escolas e 40 pistas de skate como se houvesse mais necessidade do skate do que da instrução. "Tudo ficará pronto antes de outubro", garantiu, mas sem esquecer que para o futuro virá um trem VLT, promessa antiga.

Como o tempo é curto para muita maravilha, há muito dinheiro injetado para eleger a amásia para a Câmara estadual - uma garantira de foro privilegiado. E não falta dinheiro com os royalties jorrando dia e noite nas maquiagens eleitoreiras. Mesmo sem cumprir em seis anos um terço dos 30 itens prometidos, agora o prefeitinho anuncia que os ônibus de uma empresa governamental, MaricaTrans S/A, entocados no aeroporto fechado, sairão às ruas em agosto para um período experimental com passagens gratuitas e chapa branca, tudo pago pelo Erário, para dar “gratuidade” às passagens, sem garagem, funcionários, ou qualquer estrutura. Qual será o intuito descarado senão o de garantir votos para madame com tudo pago pelo incauto cidadão? 


Mas promessas não faltarão. O governo petista de Maricá é pródigo em criar factoides, mentir, enganar como também em surrupiar os cofres públicos. Sem qualquer pingo de vergonha na cara, até já anunciaram a vinda de um trem ligando Itaipuaçu a Ponta Negra, atravessando todo município e até para orgulho dos cidadãos uma estátua de 10 metros do santo padre Anchieta, canonizado recentemente para lembrar também o “trabalho e dedicação em prol da educação e da inclusão assim como nosso governo de políticas públicas voltadas para os menos favorecidos”.